O Brasil figura como o segundo maior mercado do setor pet no mundo, com participação de 5,2%, o que o deixa atrás apenas dos Estados Unidos, que respondem por mais de 40% das vendas no varejo.
De acordo com o Instituto Pet Brasil, só em 2019, a estimativa de faturamento foi de R$ 36,2 bilhões de reais, o que tem tornado um mercado cada vez mais atrativo para quem deseja investir no ramo de Pet Shop.
No entanto, nem tudo são flores. É preciso ter cautela ao abrir um Pet Shop para que o seu negócio tenha chances de sucesso.
Uma das maiores preocupações que se deve ter é o investimento em um bom planejamento fiscal para organização das finanças internas, com especialistas que entendam do seu segmento.
Isto inclui uma atenção especial quanto ao pagamento dos tributos para evitar algumas inconveniências.
É fundamental que haja o conhecimento ou a assessoria necessária para orientação e gestão dos tributos neste ramo específico, pois, sem ele, muitos proprietários acabam pagando diversos impostos em duplicidade, sem nem desconfiar.
Vamos explicar:
A maior parte dos produtos desse segmento são chamados de monofásicos, ou seja, os impostos referentes a eles são cobrados diretamente e apenas das indústrias (importador ou fabricante), sem a necessidade de serem cobrados novamente pelos distribuidores e comerciantes. Indica-se um único responsável pelo recolhimento todo.
Se você estiver pagando em duplicidade, provavelmente a chance do seu negócio prosperar será muito baixa.
O importante é saber que isso tem solução! Mas então, como recuperar impostos para Pet Shop?
Sim. Você pode recuperar os valores pagos indevidamente nos últimos cinco anos.
Para isso será necessário fazer os cálculos de tudo o que foi pago em duplicidade e solicitar a restituição à Receita Federal.
Em até sessenta dias a conta da empresa solicitante receberá o depósito dos valores referentes aos créditos tributários.
Com o dinheiro recuperado, a empresa terá mais capital de giro, já que os impostos pagos a mais poderão se transformar em fluxo de caixa, gerando uma maior sustentabilidade ao longo prazo, aumentando sua competitividade no mercado.
Quer saber mais sobre como recuperar impostos para seu Pet Shop?
Acesse www.dbjuridica.com.br e solicite uma consulta com nossos especialistas.
Fonte:
http://institutopetbrasil.com/tag/mercado-pet> acesso em 19.11.2020
https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/camaras-setoriais-tematicas/documentos/camaras-setoriais/animais-e-estimacao/2019/26deg-ro-1/14-10-ipb_mercado_pet_resultados_2018_draft2.pdf> acesso em 19.11.2020