Os perigos de se usar modelos de contratos baixados da internet

Os Perigos de se Usar Contratos da Internet

Os perigos de se usar modelos de contratos baixados da internet

 

Sabia que é muito arriscado usar modelos de contratos baixados da internet? Veja como você pode ser prejudicado com isso.

Alguma vez na sua vida você já deve ter precisado assinar algum instrumento para fechar um negócio ou realizar uma compra.

O contrato é o meio pelo qual você realiza um negócio com alguém, seja ele uma compra, uma venda, um empréstimo, uma parceria.

E a internet banalizou esse serviço de tal forma que hoje é possível você utilizar modelos prontos de contratos baixados da internet.

Problemas dos Contratos Baixados da Internet Para a Sua Empresa

Imagine que você tem uma empresa e que o seu produto é tão delicado que necessita de cuidados especiais, e você precisa de um contrato diferente para atender à necessidade de cada um de seus clientes.

Então você digita na pesquisa e aparece aquele contrato prontinho, aparentemente perfeito para o que você quer. Você só tem que modificar os dados básicos, como o nome das partes e eventualmente o objeto e o preço.

O problema disso é que, primeiro, essas minutas geralmente contém apenas cláusulas básicas e genéricas, muitas vezes são meras cópias do texto da própria lei, ou seja, algo que nem precisaria estar no contrato.

E quanto mais genérica for uma cláusula, maior a dificuldade de interpretá-la, isto é, mais difícil será entender qual foi a real vontade das partes ao assinar aquele documento.

E se essa minuta-modelo não contiver uma cláusula essencial você estará correndo o risco de sair extremamente prejudicado.

Muitas minutas de contrato social, por exemplo, são omissas quanto à possibilidade e procedimentos para a exclusão dos sócios. Outras podem conter informações ambíguas ou mesmo desarrazoadas, que ponham o contrato em desequilíbrio e que façam com que seja anulado por abusividade.

As Minutas Prontas

O grande problema de usar minutas prontas e estáticas é não conseguir adaptá-las adequadamente ao caso real.

Como costumam ser preenchidas às pressas, o usuário acaba aceitando uma versão incompleta ou imprecisa e às vezes nem se dá conta disso porque não tem a expertise necessária.

E se porventura acontecer um conflito, contratos mal redigidos são um prato cheio para o comportamento oportunista de alguma parte.

Conclusão

Tenha em mente que, por mais similar que aparente ser um modelo, todo documento é único. E mais: algumas cláusulas são essenciais, enquanto outras são apenas opcionais.

A função do advogado é identificar a necessidade do cliente pois, com o conhecimento da lei e experiência profissional, pode orientá-lo de forma a evitar que a questão vá parar na justiça, ou mesmo minimizar ao máximo os danos que puderem ser causados.

Assim, recomendamos que consulte sempre um advogado, porque economizar nessa hora pode custar mais caro do que o esperado.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ESCRITORIO – SÃO PAULO
Rua Doze de Outubro, 63 – SL. 307 |
Lapa – São Paulo – SP | CEP 05073-001

Disponível 24 horas
(11) 9 3362-9922

©2021 DB CONSULTORIA JURÍDICA | CONSULTORIA JURÍDICA | DESDE 2010